segunda-feira, 31 de março de 2008

Segurança Local (Parazinho)


Desde o início da construção do asfalto na estrada que liga Granja-Parazinho-Gijoca, tem-se percebido o maior tráfego de veículos automotores e com isso o aumento da circulação de pessoas desconhecidas. Por um lado, isso é ótimo pois passamos a estar em pleno crescimento cultural, financeiro e social; mas por outro, também somos atingidos pela incerteza do que esses visitantes querem participar ao nosso distrito (se com bons ou com maus instintos).



Visando isso a população passou a exigir mais segurança (principalmente após o sequestro relâmpago do dia 03/mar) e com isso as autoridades estão promovendo um destacamento policial que atua e circula pelas ruas nos dias de maiores movimentos, e que já estão agindo com autoridade sobre os deliqüentes locais e itimidandos tantos outros que por aqui possam passar.


Também muito se viu por aqui de um grupo de pessoas a qual estavam propondo a fazerem a "segurança noturna motorizada" com motocicletas fazendo rondas, protegendo os moradores (aos quais estão marcados suas casas com um adesivo na parede) a partir de uma taxa e nos horários de 9h00m da noite às 5h00m da madrugada. Só que pouco se viu a funcionar.




Nesse último final de semana (29 e 30/mar) também houve por parte da polícia regional uma blitz a qual apreendeu os veículos de motociclistas que guiavam motos sem placas e de menores sem habilitação que passavam pelas ruas de Parazinho.

É preciso ressaltar que aqui tem-se um grande número de menores infratores que circulam em alta velocidade pelas vias públicas, pondo em risco suas próprias vidas e a dos pedestres e moradores em plena calçadas.



Sabemos o quão é triste esta situação...
Mas se trabalharmos na concientização a começar por nós mesmos e dialogarmos em nossas casas, com parentes e amigos, nós estaremos contribuíndo bastante para a melhoria e segurança do nosso lugar e na moral ética da sociedade. Isso é cidadania, o que nos faz cidadãos de verdade.


quarta-feira, 26 de março de 2008

AVISO IMPORTANTE!!!


Estamos de Site Novo!!!


informamos aos nossos leitores que o JORNAL DO PARAZINHO
adquiriu um novo site para melhor atender seus internautas.

Além de conter as mesmas matérias do JP este site é voltado para coberturas
de eventos sociais, esportivos, religiosos, etc.
Possui também dicas e mensagens e artigos da internet
Clique abaixo e visite:
www. parazinet .wordpress.com

Deixe seu comentário sobre o novo site em "comentários"

atenciosamente,
Fagner da Cruz
EDITOR CHEFE

quinta-feira, 20 de março de 2008

Informe Publicitário - CMDIA


Centro de Multimeios D. Inah Arruda

Avisa que estará em funcionamento a partir do dia 10 de março, atendendo as escolas de terça a sexta, e a comunidade em geral nos dias de segunda-feira no período da tarde e noite.


O Centro de Multimeios abrange o conhecimento nas Salas de Leitura, na Sala de Música e Vídeo e também na Sala de Informática.


Inscrições para todas as salas segunda-feira.



Agradece a coordenação

Açúde de Parazinho Chega a Capacidade Máxima



Durante a madrugada de 8 de março, ouviu-se o cantar das águas nas proximidades do Bairro da Cachoeira.
Era o açude que chegara à sua capacidade máxima e já começara a “sangrar” (como falam os nativos) sob a Ponte das Promessas.

Sinal de inverno bom para os parazinhenses, esse açude construído a partir de um antigo rio, segue seu curso até o litoral e deságua no laguinho da comunidade da Torta em Camocim.

Este açude é a principal fonte de água da população, a qual é abastecida pelo mini E.T.A. (Estação de Tratamento de Água) do S.A.A.E. de Granja.
Sua distribuição ocorre a partir do centro (Parede do Açude) e segue através dos bairros de Folha Larga (ao leste), Picadinha (ao sul), Córrego da Raiz (ao Norte) e passa também por toda extensão da Rua José Martins (ao oeste) chegando nas proximidades do Posto Frota.

Esse açude construído em 1917, é fonte de vida e lazer aos nativos e a quem se propõe a usar suas águas. O mesmo tem capacidade de armazenar cerca de 2.500.000 m3 d’água.

Raio cai nas proximidades de Parazinho

Por volta da 2h30m do dia 6 março, ouviu-se um enorme estrondo ao leste. Sinal do temporal que se aproximara.


O que acontece é que infelizmente esse raio caiu próximo de 4 casas, dentre elas uma escola da localidade de Gameleira.

A casa do Sr. Edenilton (filho do Zé Liocade) foi a fonte do impacto que ocorreu através de uma antena de celular montada numa base alta de bambu de pelo menos 8 metros. A descarga elétrica seguiu pelo fio até explodir o celular e objetos próximos.



Houve um grande temor por conta da destruição que ocorrera, mas o caso mais grave foi o de Dona Luiza do Alexandre (mãe do rapaz da casa onde caiu o raio). Ela estava tirando uma goteira do telhado de cima da mesa e acabou caindo e fraturando o braço.

Muitos sentiram este fenômeno com pequenas descargas elétricas, mas nada grave. É o que conta o Diretor da escola Geovane: “Estava escrevendo no quadro quando sentir meu braço puxar para trás involuntariamente. A merendeira da escola também sentiu este raio”.

Havia pelo menos uns 45 estudantes na escola que fica ali há poucos metros. Ninguém se feriu gravemente. Mas o fato mais incrível ocorreu na casa atingida. É que a mulher de Edenilton (Dona Miriam) estava deitada no quarto ao lado da base da antena (parede e meia) e ficou intacta junto com uma criança de 7 anos. Apenas sentindo o som da explosão.

Vários danos foram sentidos nas casas: aparelhos de TV, receptores, e até o freezer da escola foram queimados.




O celular que estava conectado à antena explodiu e o fios por onde a eletricidade passou foram totalmente destruídos pela descarga.

Sequestro em Parazinho

O empresário do ramo de eletrodomésticos Jerry Benício da Cruz de 30 anos foi seqüestrado por dois homens ontem por volta das 19h30min, de dentro de sua loja, na localidade de Parazinho, zona rural de Granja.

Os bandidos chegaram em uma motocicleta e se passaram por clientes, dizendo que queriam comprar uma televisão, no momento em que o empresário via preço e condições, um deles sacou de uma arma e levou o comerciante Jerry Benício para o seu próprio carro e empreenderam fuga. Vizinhos acionaram a polícia rapidamente, policiais de Granja e Camocim comandados pelo capitão Artunane fizeram diligências pela região, de pronto também foram mobilizadas as policiais de cidades próximas como Bela Cruz, Marco e Cruz.


(carro da vítima em frente do local do crime)

Os bandidos levaram 2 mil reais da vítima, na rodovia que liga os municípios de Cruz e Jericoacoara eles deixaram o empresário e o carro e empreenderam fuga na motocicleta.
Segundo a vítima eles pareciam inexperientes e em nenhum momento agiram com violência. Depois que ele disse que não tinha mais dinheiro em caixa, os seqüestradores resolveram abandoná-lo. Por volta de uma hora da manhã o empresário chegou a localidade de Parazinho, onde dezenas de pessoas e familiares o aguardavam, ele foi recebido com aplausos, fogos e muita emoção.
Os moradores aproveitaram o episódio para denunciar a falta de policiamento, segundo eles polícia só em alguns finais de semana A preocupação agora aumenta por conta da construção da estrada que ligará Viçosa a Jericoacoara que passará pela localidade e trará um número maior de pessoas desconhecidas, aumentando o risco de violência.

Dias depois, policiais retornaram com uma foto de um dos suspeito (imagem abaixo) chamado de Zé Iran, que foi reconhecido pela vítima.


Texto: Wilson Gomes (blogdafolha.blogspot.com)

Reforma na Igreja N. S. do Livramento

Desde a manhã do dia 1o de março, está em estado de restauração o teto principal do Santuário de N.S. do Livramento que apresentara rachaduras e uma grande fenda.


(clique nas imagens para ampliar)

Segundo trabalhadores da Construtora R.O.F. (a qual está custeando a obra) o mesmo será reforçado com linhas de madeira e abraçadeira formando uma espécie de cruz. Tudo isso colocado no nível superior ao do teto para depois ser recoberto pela nova laje no local.

A obra está prevista para ser concluída até o dia 10 de março.



(clique nas fotos para ampliar)


Na foto vemos o próprio dono da construtora, filho da terra, Ronaldo Oliveira Frota (boné branco) participando dos trabalhos de reforma.