domingo, 18 de maio de 2008

Paróquia de Parazinho








Nossa comunidade e a de Granja, de um modo geral, têm passado por diversas mudanças desde a morte do Monsenhor José Maria de Vasconcelos (+22/05/2006) desta data. Passando por aqui Pe. Manoelzinho, Pe. Luiz Gonzaga e Pe. Genival Porto. Cada um com seu jeito, sua maneira, fazendo diferente do que convencionalmente faziamos: Nos ensinado a vivenciar, experimentar, enfim, a participar mais...

Porém, este último (Pe. Genival Porto), veio como que o precursor para que nossa paróquia fosse constituída. Fazendo preparativos, algumas mudanças necessárias e em algumas coisas que foram feitas, de certa forma, chamando a atenção da comunidade: Como a nova pintura, introdução do "jornalzinho" para acompanhamento das celebrações, o uso do termo 'santuário' pela primeira vez para designar nossa capela, o sino eletrônico, as missas durante os festejos eram campais e de uma forma mais participativa e ao alcance de todos.

Como ele me disse uma vez, no dia da sua chegada: -Iremos recomeçar das 'cinzas'. (devido a data que era Quarta-Feira de Cinzas). Desde então, ele dedicou-se quase que exclusivamente à aqui.


Depois veio a criação de um Conselho de Pastoral, que até então não existia. E esse Conselho foi formado durante a I Assembléia no Santuário de N.S. do Livramento (de 20 a 22 de outubro de 2006) no Educandário (Igreja Primitiva e marco zero da cidade). Essas pessoas que fazem parte desta equipe já tem acesso e conhecem bastante sobre o que acontece dentro da Igreja. Já se tem uma grande abertura para os leigos, que antes não sabiam bem como tudo acontecia, principalmente sobre o lado financeiro. Hoje, temos a prestação de contas divulgada ao final das celebrações ou em cartazes no mural dentro da Igreja. Como, por exemplo, sobre o pagamento mensal do vigia noturno, conta de luz, compra dos instrumentos musicais para o templo, a renda do carnaubal, ofertório do dia (missas, novenas e celebrações), renda e organização de feirinhas (como a do dia 20 abril, em prol da recepção do novo padre <fotos abaixo>).

Tudo isso exposto: o que foi arrecadado, pago ou o que se está devendo.

Fotos da Feirinha em prol da recepção do novo Pároco


20 de abril 2008







Clique sobre as fotos para ampliar

Todavia isso ocorreu até chegar às mãos do nosso futuro pároco: Pe. Sérgio. Que atualmente vive em Camocim, celebra lá, ajudando o pároco local: Pe. Evaldo. E aos primeiros domingos vinha celebrar aqui no Parazinho. Já está conhecendo a comunidade e se identificando bastante com as pessoas. Têm se doado bastante: tem sido muito companheiro, atencioso. E acreditamos que tenha todos os pré-requisitos de um padre para que possamos dar essa alavancada independente.

Sua posse está prevista para dia 23 de maio à tarde (dois anos e um dia depois da morte do Monsenhor). O pároco virá de Granja em um carro até as proximidades do Posto Frota (saída do asfalto - Início da cidade) e de lá ele sairá no carro cortejado por motoqueiros até a Estátua de N.S. do Livramento (dentro da cidade). Daí em diante, ele escolheu que viria à pé junto com os fiéis (seguindo pela Rua José Martins) até o Santuário de Nossa Senhora do Livramento. Onde após a missa solene, teremos a festa da recepção na Praça da Matriz.

Contaremos ainda com a presença ilustre de V. EX.a Dom Francisco Xavier, bispo da Diocese de Tianguá. E com todos os párocos desta região: Camocim, Granja, Pedra Branca, Tucuns, e do pessoal lá da serra de onde veio o Pe. Sérgio e é claro: todos nós de Parazinho.

Todos nós da comunidade estamos anciosos, na expectativa em função desse momento e desejosos de que tudo isso aconteça. Que nossa comunidade possa crescer.

Mas é importante resaltar que o Parazinho ainda está se tornando uma área missionária.

Provavelmente daqui há um ano, estaremos diante da nossa própria paróquia. Posteriormente, com abrangência de toda área de Pedra Branca, Guriú, Tucuns, Lagoa das Pedras, as Tiaias (de Cima e de Baixo), tudo isso virá a fazer parte do nosso plantel.


Mês de Maio, Mês das Mães...


Acredito que Nossa Mãe do Céu está feliz com esse belo presente.



Texto: Geovane Nascimento Félix
Edição: Fagner da Cruz Vasconcelos

0 DEIXE SEU COMENTÁRIO >>>> A Q U I <<<<: