quinta-feira, 22 de maio de 2008

Raio cai em casa de Parazinho



No dia 21 de maio, por volta das 12h50m da tarde, um raio atingiu uma casa na localidade de Parazinho. O mesmo se precipitou sobre a casa de D. Matildes Soares de Sousa a qual contava com 5 pessoas dentro as quais ficaram ilesas.



A descarga fez com que a instalação elétrica da geladeira fosse derretida.
Segundo Livramento Soares (moradora da casa) o cobre de dentro do cabo da geladeira sumiu, restando apenas o tubo plástico da capa do fio!!!


A tampa do termostato da geladeira saiu do lugar com a descarga elétrica


D. Matildes, dona da casa, diz que houve danos também na estrutura da parede (reboco), na tampa da fossa e alguns aparelhos foram queimados.
A descarga sobrecarregou a rede elétrica da rua e em algumas casas vizinhas sofreram alguns danos em aparelhos como televisão, rádio e geladeira.

Não se sabe ainda qual foi a fonte do impacto, mas acredita-se que este foi apenas uma fagulha de um raio maior.
Felizmente ninguém ficou ferido.

"O Brasil já é campeão mundial na incidência de raios, com cerca de 50 milhões de descargas elétricas por ano.
Zaire e Estados Unidos são o segundo e terceiro colocados.
O País lidera o ranking apesar de o Inpe fazer o levantamento apenas em nove Estados - Regiões Sudeste e Sul, mais Mato Grosso do Sul e Goiás.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aconselha que, para se protejer dos raios, as pessoas evitem ficar próximo de janelas abertas, ou em áreas descampadas, onde haja muita água, em dias nublados e chuvosos, e evitem se abrigar embaixo de árvores.
"

0 DEIXE SEU COMENTÁRIO >>>> A Q U I <<<<: